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Eficiencia, entendida aqui entre nós como menos desperdícios.

Convivemos com um desperdício incompreensível para um País onde muitas pessoas vivem em situação de risco. Dentre eles, meu foco é a melhoria de desempenho das redes de infra-estrutura urbana. Sòmente na área do Saneamento Básico, que se considera a rede de água, esgoto, drenagem e a coleta e tratamento do lixo, melhorias na qualidade de vida que se estima em R$1 Bilhão/ano foi registrada pela FGV-Fundação GetúlioVargas e Instituto Tatra ( julho, 2010), além de evitar a morte de mais de 1.000 pessoas. A rede de vias públicas insuficientes e com manutenção precária, afeta o sistema de transportes de materiais e de pessoas, com congestionamentos, poluição, desperdício de energia e principalmente consumindo o tempo das pessoas que poderia ser dedicado à sua melhoria de qualidade de vida.

Eficiencia, entendida aqui entre nós como menos desperdícios.

Convivemos com um desperdício incompreensível para um País onde muitas pessoas vivem em situação de risco. Dentre eles, meu foco é a melhoria de desempenho das redes de infra-estrutura urbana. Sòmente na área do Saneamento Básico, que se considera a rede de água, esgoto, drenagem e a coleta e tratamento do lixo, melhorias na qualidade de vida que se estima em R$1 Bilhão/ano foi registrada pela FGV-Fundação GetúlioVargas e Instituto Tatra ( julho, 2010), além de evitar a morte de mais de 1.000 pessoas. A rede de vias públicas insuficientes e com manutenção precária, afeta o sistema de transportes de materiais e de pessoas, com congestionamentos, poluição, desperdício de energia e principalmente consumindo o tempo das pessoas que poderia ser dedicado à sua melhoria de qualidade de vida.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

GUARULHOS E AS FERROVIAS

Se existe escolha errada, a mais recente está para se concretizar com as ferrovias para Guarulhos.
FERROVIA DE SUBURBIO
1) Comentei recentemente com alguns arquitetos que Guarulhos estava sendo invadido por população de baixa renda. E só faltava uma ferrovia de subúrbio para que se tornasse uma Carapicuiba. E não é que essa fala vai ser sanada? E vamos ter trem suburbio prá trazer a população da Zona Leste da Central do Brasil para Guarulhos? Vamos ter ocupações de fundos de vale, encostas da serra e áreas desmatadas..."batidas"de lajes durante os fins de semana e de tardes. Vai ter muitos conjuntos residenciais de Minha casa/ Minha Vida ( em Guarulhos), muitos Jardins Presidente Dutra, Jardim Fortaleza, etc. E parece que é isso que o Governo quer. Quer votos de pobres, fáceis de manipular com alguma bolsa familia, desemprego, etc., ou bolsa de alguma senhora desprevenida...
FERROVIA EXPRESSA
2) Comentei também sobre o trem expresso, o contraditório, pois sendo expresso deveria ter o minimo de percurso. E isso não acontece, pois tem um trajeto inexplicavelmente tortuoso. Então, como deveria ser? Uma reta só, uai, e prá isso poderia aproveitar o retão do traçado da Rodovia Presidente Dutra, por exemplo. E deixar de lado os trens pesados e antiquados para o seculo XXI, e adotar, por exemplo, os trens em elevados, leves, tipo monotrilho, a exemplo da linha instalada na faixa de dominio de rodovias, em Denver, Colorado, EUA.
FERROVIA DE ALTA VELOCIDADE
3) O TAV - Trem de Alta Velocidade, que o governo federal subitamente se empenha em construir até a copa de futebol, prevê 60 km em tuneis. A justificativa é para evitar desapropriações, mas acredita-se que há outros motivos mais linkados com a eleição presidencial de 2010. Tunel é o objeto de desejo das empreiteiras pois não se sabe o que será encontrado no subsolo, apesar das sondagens. Muitas surpresas significam muitos reajustes e lucratividade. Por coincidencia, as empreiteiras são as maiores financiadores de campanhas eleitorais.
Pelo lado técnico,por exemplo o ambiental, pergunta-se onde será depositado tanta terra e rocha da escavação? E qunto de diesel será gasto com o transporte desse material? Será que alguns proprietários serão beneficiados com essa terra, como parece ter acontecido com o trecho oeste do rodoanel? E num País com poucos cuidados com manutenção, como será administrado esses tuneis com iluminação, ventilação, etc.? Será preciso um tunel paralelo de serviços, ou isso será uma das partes a serem aditadas no contrato?
COMPARTILHAMENTO DE FERROVIAS
4) A estrutura do TAV e a ferrovia expressa poderiam, por exemplo, estarem numa mesma estrutura aérea, numa grande reta ligando o Aeroporto ao Centro de São Paulo, centro como o Parque D. Pedro II. Uma empresa construiria a estrutura.
Isso é possível. Mas precisa-se urgentemente de governos decididos e corajosos para inovar utilizando o que temos de melhor na nossa tecnologia para construir cidades sustentáveis.

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