Se existe escolha errada, a mais recente está para se concretizar com as ferrovias para Guarulhos.
FERROVIA DE SUBURBIO
1) Comentei recentemente com alguns arquitetos que Guarulhos estava sendo invadido por população de baixa renda. E só faltava uma ferrovia de subúrbio para que se tornasse uma Carapicuiba. E não é que essa fala vai ser sanada? E vamos ter trem suburbio prá trazer a população da Zona Leste da Central do Brasil para Guarulhos? Vamos ter ocupações de fundos de vale, encostas da serra e áreas desmatadas..."batidas"de lajes durante os fins de semana e de tardes. Vai ter muitos conjuntos residenciais de Minha casa/ Minha Vida ( em Guarulhos), muitos Jardins Presidente Dutra, Jardim Fortaleza, etc. E parece que é isso que o Governo quer. Quer votos de pobres, fáceis de manipular com alguma bolsa familia, desemprego, etc., ou bolsa de alguma senhora desprevenida...
FERROVIA EXPRESSA
2) Comentei também sobre o trem expresso, o contraditório, pois sendo expresso deveria ter o minimo de percurso. E isso não acontece, pois tem um trajeto inexplicavelmente tortuoso. Então, como deveria ser? Uma reta só, uai, e prá isso poderia aproveitar o retão do traçado da Rodovia Presidente Dutra, por exemplo. E deixar de lado os trens pesados e antiquados para o seculo XXI, e adotar, por exemplo, os trens em elevados, leves, tipo monotrilho, a exemplo da linha instalada na faixa de dominio de rodovias, em Denver, Colorado, EUA.
FERROVIA DE ALTA VELOCIDADE
3) O TAV - Trem de Alta Velocidade, que o governo federal subitamente se empenha em construir até a copa de futebol, prevê 60 km em tuneis. A justificativa é para evitar desapropriações, mas acredita-se que há outros motivos mais linkados com a eleição presidencial de 2010. Tunel é o objeto de desejo das empreiteiras pois não se sabe o que será encontrado no subsolo, apesar das sondagens. Muitas surpresas significam muitos reajustes e lucratividade. Por coincidencia, as empreiteiras são as maiores financiadores de campanhas eleitorais.
Pelo lado técnico,por exemplo o ambiental, pergunta-se onde será depositado tanta terra e rocha da escavação? E qunto de diesel será gasto com o transporte desse material? Será que alguns proprietários serão beneficiados com essa terra, como parece ter acontecido com o trecho oeste do rodoanel? E num País com poucos cuidados com manutenção, como será administrado esses tuneis com iluminação, ventilação, etc.? Será preciso um tunel paralelo de serviços, ou isso será uma das partes a serem aditadas no contrato?
COMPARTILHAMENTO DE FERROVIAS
4) A estrutura do TAV e a ferrovia expressa poderiam, por exemplo, estarem numa mesma estrutura aérea, numa grande reta ligando o Aeroporto ao Centro de São Paulo, centro como o Parque D. Pedro II. Uma empresa construiria a estrutura.
Isso é possível. Mas precisa-se urgentemente de governos decididos e corajosos para inovar utilizando o que temos de melhor na nossa tecnologia para construir cidades sustentáveis.
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